Objetivo:
Fazer um desenho em grupo onde cada participante esteja em uma situação especial.
Fazer um desenho em grupo onde cada participante esteja em uma situação especial.
Propósito:
Trabalhar a cooperação, a comunicação, planejamento, raciocínio lógico, confiança e a empatia.
Trabalhar a cooperação, a comunicação, planejamento, raciocínio lógico, confiança e a empatia.
Recursos:
Papel, canetas, vendas.
Papel, canetas, vendas.
Número de Participantes:
Grupos de 5 pessoas
Grupos de 5 pessoas
Duração:
A tarefa de desenhar o barco deve ser cumprida em cinco minutos.
A tarefa de desenhar o barco deve ser cumprida em cinco minutos.
Descrição:
Dividir a turma em grupos de cinco pessoas, colocando-as sentados no chão. Cada grupo terá como tarefa desenhar um barco utilizando uma folha de papel e canetas coloridas. Cada participante fará uma ação de cada vez, passando em seguida o desenho para o outro participante e assim por diante passando por todos um traço de cada vez até que o desenho esteja concluído ou tempo encerrado. Exemplo: o primeiro participante faz um traço, para e a próxima ação é de outro participante.
Dividir a turma em grupos de cinco pessoas, colocando-as sentados no chão. Cada grupo terá como tarefa desenhar um barco utilizando uma folha de papel e canetas coloridas. Cada participante fará uma ação de cada vez, passando em seguida o desenho para o outro participante e assim por diante passando por todos um traço de cada vez até que o desenho esteja concluído ou tempo encerrado. Exemplo: o primeiro participante faz um traço, para e a próxima ação é de outro participante.
Os participantes terão também de
obedecer as seguintes características individuais:
Participante 1 - é cego e só tem o braço
direito;
Participante 2 - é cego e só tem o braço esquerdo;
Participante 3 - é cego e surdo;
Participante 4 - é cego e mudo;
Participante 5 - não tem os braços;
Participante 2 - é cego e só tem o braço esquerdo;
Participante 3 - é cego e surdo;
Participante 4 - é cego e mudo;
Participante 5 - não tem os braços;
Portanto, para desenvolverem
esses papéis, o focalizador pede que os grupos escolham quem será 1,2,3,4 e 5
entregando vendas par os olhos e tiras de pano para amarrar os braços que não
deverão utilizar.
Quando os grupos estiverem
prontos, começar a contar o tempo, deixando que os grupos façam a atividade sem
interrupção. Neste momento o facilitador fica em silêncio, apenas observando o
trabalho. Caso alguém solicite ajuda ou informações, reforce as instruções já
ditas sem dar outras orientações. Caso algum participante faça perguntas do
tipos está certo? Pode fazer assim? Deixe o grupo decidir. Não interfira. Estas
situações poderão ser retomadas no momento de debate, para análise e como
ilustração para outros comentários.
Após o jogo, o instrutor deve
realizar um debate abordando as dificuldades encontradas os desafios superados
e as formas de cooperação colocadas em prática.
Dicas:
Pode-se jogar em dois tempos. Primeiro deixar que eles sintam o jogo que a princípio parece fácil e depois normalmente percebendo as dificuldades. Após os 5 minutos, alguns podem não ter terminado a tarefa e muitos poderiam certamente tê-la realizado com melhor qualidade. Por isso deixe que os grupos discutam como poderiam melhorar sua performance e depois peça que joguem novamente para colocarem em prática as alternativas poderão encontradas.
Pode-se jogar em dois tempos. Primeiro deixar que eles sintam o jogo que a princípio parece fácil e depois normalmente percebendo as dificuldades. Após os 5 minutos, alguns podem não ter terminado a tarefa e muitos poderiam certamente tê-la realizado com melhor qualidade. Por isso deixe que os grupos discutam como poderiam melhorar sua performance e depois peça que joguem novamente para colocarem em prática as alternativas poderão encontradas.
Após todo o processo abra uma
discussão geral onde todos os grupos poderão expor dificuldades e soluções,
impressões etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário